domingo, 1 de outubro de 2017

Plataforma de Iruñerria diz «não» ao TGV, pelo comboio público e social

A «Plataforma Cuenca de Pamplona-Iruñerria por el Tren Público y Social. TAV NO» deu-se a conhecer, esta quinta-feira, no Parque Gladys de Ororbia, no município navarro de Oltza Zendea.

Ali, foi divulgado o manifesto da plataforma, criada por um grupo de pessoas de Oltza Zendea, Itza, Egillor (Ollaran) e Orkoien, com o objectivo de debater o modelo de transporte - contando para isso com a «participação efectiva dos cidadãos» - e de dar visibilidade à oposição da região àquilo que designam como projecto do Comboio de Altas Prestações (CAP).

Este movimento surge na sequência do aparecimento de outras plataformas contra o CAP e a favor do comboio público e social, nomeadamente na Erribera e na Zona Média de Nafarroa.

A plataforma de Iruñerria alerta para o grave impacto ambiental, acústico e electromagnético do projecto do CAP na região, e propõe alternativas reais, como a recentemente apresentada pela Fundação Sustrai, em defesa do comboio público e social.

Um modelo que dá resposta ao transporte de pessoas e mercadorias, com o menor custo possível, na medida em que mantém o traçado actual, duplicando a via e acrescentando um terceiro carril, que permitiria a circulação de comboios de bitola ibérica e europeia. Isto, em vez dos inúmeros túneis, viadutos e espaços com entulho previstos com o TGV.

A plataforma, que tem andado a divulgar o seu projecto em Oltza Zendea e Itza, informou que vai manter contactos com as várias freguesias e municípios de Iruñerria, para que aderiram ao debate sobre o modelo de transporte na região e se oponham ao CAP. / Ver: lahaine.org