domingo, 22 de outubro de 2017

Centenas exigiram em Ondarroa a libertação de Iparragirre

Reunidas sob o lema «Ibon etxea! Bixik!» [Ibon para casa! Vivo!], centenas de pessoas manifestaram-se esta tarde nas ruas de Ondarroa (Bizkaia) para exigir a libertação imediata do preso Ibon Iparragirre, doente com Sida e em «situação terminal».

Tanto a plataforma Iparra Galdu Baik, que tem divulgado o caso de Ibon, como os familiares do preso político ondarrutarra têm denunciado reiteradamente a situação de extrema fragilidade em que se encontra na cadeia de Alcalá-Meco, bem como o facto de dever estar em casa, dado o seu estado de saúde, que é «de vida ou morte».

Hoje, voltaram a exigir que Ibon esteja em casa, «antes que seja demasiado tarde». Um dos seus irmãos, Gotzon, sublinhou «a necessidade de, mais que nunca, ser firmes na luta pelo regresso a casa de Ibon e dos demais presos».

Em Barakaldo, dia 26
Pela libertação dos 22 presos políticos bascos com doenças graves que «se encontram nas cadeias dos estados ocupantes», o Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão (MpA) agendou uma concentração em Barakaldo (Bizkaia) para dia 26, às 19h00, na Praça da igreja de San Bizente. / Mais info e fotos: Turrune!