sábado, 30 de dezembro de 2017

Familiares da presa Marta Igarriz sofrem acidente grave no regresso da cadeia

Familiares da presa política basca Marta Igarriz ficaram feridas, esta quarta-feira, no regresso da prisão de Castelló I, onde a tinham ido visitar, a 550 quilómetros de casa, na sequência de um acidente rodoviário grave ocorrido nas imediações de Leitza. Trata-se do nono acidente provocado pela dispersão este ano.

Na viatura seguiam uma irmã, uma tia e a mãe de Marta Igarriz. Após o acidente, as primeiras duas conseguiram sair do veículo pelo seu próprio pé, mas não a mãe, que teve de ser desencarcerada. A irmã da presa basca recebeu alta. A tia e a mãe continuam em observação no hospital.

A Etxerat, que divulga esta situação numa nota, denuncia o facto de centenas de bascos, familiares e amigos dos presos políticos bascos, se verem obrigados todas as semanas a enfrentar o risco colocado pelas longas deslocações para poderem exercer o seu direito às visitas.

Estas deslocações forçadas pela política de dispersão custaram a vida a 16 pessoas e provocaram centenas de feridos, sublinha a Etxerat. / Ver: lahaine.org