quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

O preso político Txema Matanzas foi libertado

O advogado santurtziarra foi libertado esta quinta-feira, depois de ter passado dez anos e nove meses na cadeia. É o penúltimo condenado no infame processo 18/98, dirigido pelo juiz-estrela Baltasar Garzón, a sair da prisão.

O preso político basco Txema Matanzas foi encarcerado em Novembro de 2007, no âmbito do processo 18/98, na parte relativa ao Ekin. É o penúltimo dos condenados no processo 18/98 a sair da cadeia. O último é Joxean Etxeberria (condenado na parte relativa ao Egin), que será libertado a 4 de Janeiro.

Matanzas saiu da prisão de Puerto III - a 1050 quilómetros de Euskal Herria - e à porta tinha familiares e amigos à sua espera. Esta noite será recebido em Gamarra (Gasteiz), onde reside.

Txema Matanzas foi um dos 47 indiciados no processo 18/98, que foram julgados entre Novembro de 2005 e Março de 2007. Nove pessoas viriam a ser absolvidas e 38 condenadas a pesadas penas pelo envolvimento em jornais, empresas, organizações sociais e políticas que o tribunal de excepção espanhol acusou de estarem ligadas à ETA.

Tratou-se de um processo vergonhoso, que figurará nos manuais da «construção do inimigo». / Ver: halabedi.eus e argia.eus