quarta-feira, 23 de abril de 2008

Intensifica-se a repressão contra os jovens

Na sequência da grande operação realizada na passada sexta-feira em Oiartzun, Errenteria e Arrasate, em que foram detidas 10 pessoas, a polícia espanhola prendeu dia 22 mais dois jovens em Errenteria, a quem acusa de participação em actos de kale borroka no ano de 2005. De acordo com a informação chegada ao GARA, os detidos são Gaizka Ibeaz e Iker Iraola.

A Askatasuna, por seu lado, informou que na operação de hoje, ordenada pelo juiz da Audiência Nacional Fernando Grande-Marlaska, as forças policiais espanholas tinham como objectivo prender mais nove pessoas (além das capturadas em Errenteria), tendo-se dirigido aos domicílios desses cidadãos, mas sem os ter encontrado nas suas casas. O organismo anti-repressivo denunciou mais esta operação policial levada a cabo em Errenteria, afirmando que a localidade guipuscoana se converteu no “alvo da mais brutal repressão”. “Estamos a assistir à aliança repressiva que o Governo do PSOE e o PNV estão a realizar juntos”, acrescenta.

Para além disso, chamou a atenção para o perigo de torturas que acarreta o regime de incomunicação aplicado a todos os detidos na sexta-feira passada, sob o qual permaneceram, desde a sua detenção, nas instalações da polícia espanhola em Madrid, e sob o qual compareceram, hoje, perante o juiz da Audiência Nacional Fernando Grande-Marlaska.

Com tudo isto, a Askatasuna apela à cidadania que participe nas mobilizações de denúncia das detenções.


Sete operações

Com a desta madrugada, são já sete as operações efectuadas pelos diversos corpos policiais contra jovens independentistas nos últimos meses. A mais recente, sem contar com a de sexta-feira, teve lugar a 19 de Fevereiro em Gasteiz, dela resultando a detenção de seis pessoas. Poucas semanas antes, a 23 de Janeiro, a polícia prendeu oito jovens na comarca de Lea-Artibai. Essas duas operações foram precedidas de outras quatro em Donostia e Burlata, no final de Outubro e em Novembro de 2007, e na comarca de Uribe-Kosta e em Araba, em Outubro e em Julho, respectivamente.

Fonte: Gara