terça-feira, 29 de abril de 2008

Luta armada pode estender-se pelos Estados francês e espanhol

A organização armada Irrintzi anunciou hoje, através de um comunicado, um aumento das suas acções e assegura que, perante a impossibilidade de poder negociar soluções em torno do conflito político sobre Euskal Herria, ameaça "a totalidade do território francês e espanhol com acções armadas".

No comunicado, assumiu ainda seis acções realizadas desde Agosto do ano passado, entre elas a última levada a cabo no passado dia 23, na qual colocaram duas bombas em frente a uma imobiliária e à Oficina de Turismo de Bidaxune.

A organização dirigiu-se também à ONU e à União Europeia para que os Estados sejam obrigados a respeitar os direitos humanos. A Irrintzi exige o reconhecimento de Euskal Herria e que o Estado francês promova um referendo para a criação de um "marco de autonomia institucional.

A Irrintzi é uma organização independentista basca que opera em Iparralde (parte do País Basco ocupado pelo Estado francês). Irrintzi é o nome de um grito tradicional basco. As primeiras acções conhecidas remontam a 2006 quando a organização fez uma série de sabotagens, entre as quais um ataque à bomba contra a casa de verão do ministro francês da Administração Interna Michele Alliot-Marie.