domingo, 2 de novembro de 2008

Presos Políticos Bascos


O preso Mikel Gil tentou suicidar-se na prisão de Zuera

A Etxerat informou que o preso político basco Mikel Gil, encarcerado em Zuera, procurou pôr fim à vida, uma decisão a que, segundo denuncia a associação de familiares, “foi conduzido pela situação em que se encontra e pelo tratamento que recebe nesta prisão”. A Mikel Gil, que está há nove meses na enfermaria desta prisão e que viu denegado o pedido de transferência para Iruñea, mudaram-lhe os medicamentos de que necessita e negaram-lhe a possibilidade de receber assistência por um médico de confiança. A Etxerat também informou que a companheira do prisioneiro iruindarra foi obrigada a despir-se para o poder visitar.

Fonte: Gara

Exigem a liberdade de Inés del Río numa moção que foi rejeitada

O grupo de apoio à presa Inés del Río, vítima da denominada «doutrina Parot», apresentou na terça-feira, na Câmara Municipal de Tafalla, uma moção que exigia a sua liberdade. O texto não foi aprovado devido à votação contrária da UPN e do PSN, mas permitiu dar a conhecer no pleno municipal a situação desta habitante de Tafalla. Inés del Río está há 21 anos na cadeia e, apesar de ter cumprido integralmente a pena a que foi condenada, marcaram-lhe agora a data de saída para 2017. Encontra-se actualmente em Múrcia, em situação de isolamento, e passa 20 horas por dia na cela.

Fonte: Gara

Dezenas de concentrações na última sexta-feira de Outubro

Como é habitual na última sexta-feira de cada mês, centenas de pessoas mobilizaram-se por todo o País Basco para mostrar o seu apoio aos presos políticos bascos e denunciar a situação em que se encontram.

As maiores concentrações ocorreram, como é natural, nas capitais. Em Bilbau, 80 pessoas juntaram-se em frente à Sabin Etxea para mostrar o seu apoio aos familiares e aos amigos que se faziam à estrada para as visitas, e outras 250 pessoas concentraram-se na habitual apresentação de cartazes do Arriaga. Em Donostia, juntaram-se 320 pessoas e em Gasteiz 370. A concentração de Iruñea foi, desta vez, a mais concorrida, já que congregou 422 pessoas.
Em Iurreta e Legorreta reuniram-se 25 pessoas em cada localidade, em Ondarroa 100, em Azpeitia 56, em Arratia, Zumaia e Beasain 40, em Berriz 20, em Hendaia 22, em Zeberio 16, em Sondika, Gatika e Lemoiz 8, 15 em Alegia, Ataun e Ikaztegieta, 30 em Getaria, Zalla e Urduña, 60 pessoas em Otxandio e Tolosa, e 21 em Mundaka, Busturia e Aramaio.

Dezenas de concentrações
Em Oñati concentraram-se 50 moradores, 65 em Eibar, em Ugao 23, em Sestao 40, em Lazkao 74, em Azkoitia 66, em Berango 27, em Murgia 32, em Anoeta 14, em Usurbil 32, em Gares 25, em Araia 30, em Urnieta 24, em Lezo 42, em Etxarri-Aranatz 43, em Arrigorriaga 36, em Zaratamo 17, em Irurtzun 30, em Orio 32, em Olazti 29, em Durango 125, em Lizartza 52, em Bergara 45, em Munitibar 26, em Orereta 145, em Laudio 62, em Abadiño 50 e em Aulestia 48. Nesta última localidade, a Ertzaintza marcou presença, mas não houve incidentes.
Em Lesaka, onde se juntaram 35 habitantes, a Guarda Civil identificou quatro pessoas que prendiam uma faixa, apesar de a mobilização estar autorizada. Em Altsasu, Deba e Bastida concentraram-se 35 habitantes. Em Trapagaran foram 37, em Barakaldo 80, em Portugalete 69, em Erandio 40, em Atxondo 23, em Lizarra 40 e em Irunberri 25.

Fonte: Gara