sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

A CIV confirma que a ETA «pôs fora de uso operacional» algumas armas e explosivos

A Comissão Internacional de Verificação (CIV) anunciou hoje, numa conferência de imprensa em Bilbo, que a ETA «selou e pôs fora de uso operacional algumas armas e explosivos».

Ram Manikkalingam, que falou à imprensa acompanhado pelos membros da Comissão Fleur Ravensbergen, Aracelly Santana, Chris Maccabe e Ronnie Kasrils, recordou que o grupo foi constituído para verificar o cessar-fogo decretado pela ETA em 2011 e o subsequente fim definitivo da sua actividade armada.

De acordo com a declaração lida pelo porta-voz da CIV, em Abril de 2013 a ETA interpelou a Comissão, «de forma confidencial», no sentido de que o seu mandato incluísse a «verificação de um processo unilateral» de selagem e desmantelamento de armas, munições e explosivos.

A CIV aceitou o pedido e, em Setembro, a organização armada mostrou-se disposta a dar o primeiro passo neste processo, «que teve lugar em Janeiro de 2014 na presença da Comissão».

«A Comissão verificou que a ETA selou e pôs fora de uso operacional um determinado número de armas, munições e explosivos», referiu Manikkalingam, que apresentou um inventário datado de Janeiro assinado pela organização armada - algo que confirmou numa gravação em vídeo [ver em baixo].

Com base na sua experiência noutros processos, a CIV considera que este pode ser o primeiro passo para o «desarmamento completo» da ETA. / Ver: naiz.info via Sanduzelai_Leningrado

A ETA põe as armas fora de uso operacional perante a CIV [naiz.info] A ETA e a Comissão Internacional de Verificação deram início a um processo de inventariação e desmantelamento do armamento da organização armada basca.