segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Grupo promotor avança com Iniciativa Legislativa Popular para mudar Lei dos Símbolos em Nafarroa

Um grupo promotor composto por figuras públicas, como os futebolistas do Osasuna Patxi Puñal e Oier Sanjurjo, os pelotaris Juan Martínez de Irujo, Patxi Eugi e Aitor Zubieta, o montanhista Juan Mari Feliú, o escritor Hedoi Etxarte e a filóloga Paula Kasares, decidiu avançar com uma Iniciativa Legislativa Popular para mudar a Lei dos Símbolos em Nafarroa.

Para que possa ser debatida no Parlamento, a proposta precisa do apoio de 5000 assinaturas. Com ela, os promotores querem «solucionar a injusta situação» criada pela legislação em vigor e «dar um passo firme a favor da tolerância, da pluralidade e da democracia».

Os promotores afirmam que, desde que a Lei dos Símbolos entrou em vigor, «a ikurriña tem sido perseguida de forma sistemática», sendo «tratada como uma bandeira estrangeira», e que «desapareceu das instituições que, de forma democrática, tinham decidido exibi-la».

A proposta de lei refere ainda que, «na prática, a vontade democrática» não é respeitada «em dezenas de municípios navarros» no que diz respeito aos símbolos, e que «nos últimos anos vastos sectores sociais têm sido agredidos pela Polícia e perseguidos judicialmente apenas por quererem exibir a ikurriña durante as festas». / Ver: Sanduzelai_Leningrado

Iniciativa Legislativa Popular Por uma Lei dos Símbolos democrática em Nafarroa.