sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Jovem de Zizur condenado a 3 anos e meio de prisão pelos incidentes no txupinazo de 2010

A Audiência Provincial de Navarra condenou o jovem navarro Koldo Sanchez (Zizur) a 3 anos e meio de prisão, acusando-o de ter atirado uma garrafa durante os incidentes ocorridos a 6 de Julho de 2010, no txupinazo das festas de San Fermin. Outras cinco pessoas terão sido condenadas a penas de prisão - pouco superiores a um ano -, mas, em princípio, não deverão ser encarceradas.
  Naquele dia, polícias municipais à paisana e de uniforme tentaram por todos os meios impedir que a ikurriña entrasse na Udaletxe Plaza. Chegaram mesmo a carregar sobre as pessoas que tentaram exibir o símbolo nacional basco. Depois da agressão policial, houve incidentes, no decorrer dos quais um jovem madrileno foi atingido na cabeça por uma garrafa de vidro (o que lhe provocou ferimentos graves). Onze pessoas foram detidas, sendo acusadas de terem participado nestes incidentes e de terem cometido diversos delitos.

Câmara Municipal, responsável civil
A Audiência Provincial considera provado que uma dessas pessoas atirou a garrafa que provocou os ferimentos graves, mas considera também que o Município de Iruñea é responsável civil subsidiário, por permitir que houvesse garrafas no chão na praça.

Assembleia às 20h30 em Zizur
O protesto contra esta sentença não se fez esperar. Para as 20h30 de hoje foi convocada uma assembleia informativa em Zizur, no gaztetxe. E, de acordo com a informação que chegou ao ahotsa.info, está a preparar-se uma grande manifestação de protesto contra esta decisão judicial. / Ver: ahotsa.info [com a resposta da plataforma Iruñea Askatasunez, que não estava disponível quando publicámos a notícia.]