sábado, 22 de fevereiro de 2014

Milhares manifestam-se em Iruñea contra a corrupção e pedem eleições antecipadas

Milhares de pessoas manifestaram-se pelas ruas da capital navarra - 35 mil de acordo com os organizadores - contra a corrupção e para pedir a realização de eleições antecipadas em Nafarroa. A mobilização foi convocada pela associação Kontuz depois de a ex-directora das Finanças forais, Idoia Nieves, ter acusado numa comissão parlamentar a conselheira de Economia e Finanças do Executivo navarro, Lourdes Goicoechea, de «constantes ingerências».

A manifestação, que contou com a adesão das forças políticas Bildu, Aralar-NaBai, Izquierda-Ezkerra e Geroa Bai, dos sindicatos ELA, LAB, ESK, CGT, EHNE, STEE-EILAS e HIRU, bem como de vários colectivos sociais (Martes al Sol, Colectivo de Parados de Iruñea, Sasoia, Pentsionistak Martxan, Plataforma Navarra de Salud, entre outros), partiu dos cinemas Golem por volta das 17h45, seguindo atrás de uma faixa em que se lia «Regeneración democrática. Ustelkeriarik ez. Dadle la palabra al pueblo».

Durante a mobilização, os manifestantes gritaram palavras de ordem como «Fuera ladrones de las instituciones», «UPN kanpora» ou «Hacienda somos todos menos el Opus». Para além disso, muitos deles levaram cartazes com diversas frases, como «Elecciones ya», «En defensa de la sanidad pública» ou «UPN, precariedad y paro». / Ver: naiz.info e Berria / Fotos: Grande manifestação contra a corrupção (Berria / naiz.info)

35 mil em Iruñea contra a corrupção Ver: ahotsa.info