sábado, 28 de março de 2015

A AN espanhola suspendeu a ordem de expulsão do saarauí Hassanna Aalia

Por ter participado, em 2010, no acampamento de Gdem Izik, o activista saarauí Hassanna Aalia, de 27 anos, foi condenado, em 2013, a prisão perpétua por um tribunal militar marroquino, num julgamento em que não ficou garantido o direito à defesa, segundo denunciaram diversas organizações.

O tribunal militar mandou prender Hassanna no âmbito de um processo que teve início em 2011. Nessa altura, o jovem encontrava-se em Euskal Herria, onde decidiu residir, e, em Janeiro de 2012, pediu asilo político ao Estado espanhol. A resposta, negativa, chegou três anos mais tarde.

Contra a ordem de expulsão, Aalia apresentou um recurso na Audiência Nacional, que ontem foi aceite. Resta agora saber se o asilo lhe será concedido, mas o processo deverá arrastar-se, revela o Argia.

Em Euskal Herria levaram-se a cabo múltiplas iniciativas para apoiar o pedido de asilo político do jovem; a 31 de Janeiro, realizou-se na capital biscainha uma manifestação, que contou com o apoio de agentes políticos, sindicais e sociais. / Ver: argia e topatu.info