quinta-feira, 26 de março de 2015

Assembleia Juvenil de Soraluze pede libertação do refugiado Sabin Mendizabal

Na segunda-feira, a Polícia francesa prendeu em Donapaleu (Nafarroa Beherea) o jovem refugiado basco Sabin Mendizabal, na sequência do mandado europeu emitido contra ele pela AN espanhola e depois de, há algumas semanas, o jovem ter decidido regressar ao seu país, para nele viver.

Em 2009, o natural de Soraluze (Gipuzkoa) teve de fugir para escapar à prisão [o Kazeta diz que era acusado de acções de «kale borroka», mas o que se lê por aí...]. A Gazte Asanblada de Soraluze denuncia as informações «manipuladas e falsas» divulgadas por diversos meios de comunicação sobre o jovem e destaca a importância das mobilizações convocadas para a próxima semana: entre outras coisas, para evitar «rumores e mentiras».

No dia 31, Sabin será presente a um juiz do Tribunal de Pau, que tomará uma decisão sobre a sua extradição. Para protestar contra a detenção do jovem, exigir a sua libertação e expressar apoio a familiares e amigos, no sábado haverá uma manifestação em Soraluze (19h00, Plaza Berria); na terça-feira, à mesma hora e no mesmo local, realizar-se-á uma assembleia informativa. / Ver: topatu.info [com vídeo]