sábado, 28 de março de 2015

Protestos em Bilbo e Iruñea contra a «Lei da Mordaça» e a reforma do Código Penal

As capitais da Bizkaia e de Nafarroa foram palco de mobilizações contra a dita Lei de Segurança dos Cidadãos (conhecida como «Lei da Mordaça») e a reforma do Código Penal, aprovadas na quarta-feira no Congresso espanhol. Os organizadores afirmaram que estas medidas «se vêm juntar aos cortes nos direitos sociais, económicos e políticos».

Na capital biscainha, a manifestação foi convocada pela Plataforma contra a Criminalização Social, integrada pelo EH Bildu, sindicatos como ESK, STEE-EILAS, CCOO, CGT e CNT, colectivos sociais como Berri-Otxoak, Fundación Paz y Solidaridad, Salhaketa e Sare Antifaxista, grupos ecologistas e antimilitaristas, entre outros.

A manifestação partiu às 17h30 da Praça do Arriaga, percorreu a Gran Vía até à Praça Moyua e, dali, regressou ao ponto de partida. Ao longo da marcha, encabeçada por uma faixa com a inscrição «¡Movilízate! Danok Kalera!», os manifestantes expressaram o seu repúdio pela nova legislação e fizeram ouvir palavras de ordem como «ley mordaza, dictadura descarada», «la ley mordaza es parte de la estafa» e «políticos censores, corruptos y ladrones».

Iñaki Carro, porta-voz da plataforma convocante, afirmou que as medidas tomadas pelo Governo espanhol «se vêm juntar aos cortes nos direitos sociais, económicos e políticos» verificados nos últimos anos, neste caso para limitar os «direitos de manifestação, expressão, o direito a discordar». A manifestação de hoje foi também uma expressão de repúdio pela condenação de oito pessoas que participaram nas mobilizações «Aturem el Parlament», a 15 de Junho de 2011, a três anos de prisão, algo que Carro considerou «absolutamente desproporcionado». / Ver: naiz e boltxe.info

Manifestação em Iruñea [ahotsa] Ontem, o movimento juvenil de Iruñerria mobilizou-se na capital navarra contra a «Lei da Mordaça». Centenas de pessoas participaram numa manifestação convocada pelas organizações Gazte Abertzaleak, Ikasle Abertzaleak, Ernai, Gazte Komunistak e Gazte Anarkistak, e protestaram frente à sede do PP contra esta nova violação dos direitos civis e políticos. / Ver: ahotsa.info