quarta-feira, 25 de março de 2015

A Guarda Civil prende quatro pessoas numa operação contra o apoio aos presos

No âmbito de mais uma operação contra o apoio aos presos políticos bascos, baptizada como «Operação Pastor», a Guarda Civil prendeu hoje Nagore López de Luzuriaga, Izaskun Abaigar, Fernando Arburua e Oihana Barrios. Para hoje, ao final da tarde, foram agendadas diversas mobilizações de protesto. Para amanhã, às 11h30, no frontão de Antigua (Donostia), a Etxerat convocou uma «conferência de imprensa massiva».

Nagore López de Luzuriaga e Izaskun Abaigar, ambas representantes da Etxerat, foram detidas em Zamudio (Bizkaia) e Kanpezu (Araba), respectivamente. Já o ex-preso Fernando Arburua e a psicóloga Oihana Barrios, pertencentes à associação Jaiki Hadi, que trabalha em prol da melhoria das condições de saúde dos presos políticos bascos, foram detidos em Donostia e em Iruñea, respectivamente.

A Guarda Civil efectuou buscas nas casas dos detidos. Por volta das 12h15 levaram Oihana Barrios da sua casa, em Iruñea, por entre aplausos, palavras de apoio e expressões como «Utzi bakean» [deixem-nos em paz] da parte das pessoas que se juntaram nas imediações. Nagore López de Luzuriaga, detida em Zamudio, foi levada até sua casa, em Agurain (Araba), onde os militares permaneceram cerca de cinco horas. No caso de Fernando Arburua, as buscas, no bairro donostiarra de Altza, prolongaram-se das 7h00 às 15h00.

O Ministério das Distracções espanholas, dito do Interior, fez saber que se tratava de uma operação da Guarda Civil contra a «frente das prisões» da ETA. Coordenada pelo tribunal de excepção espanhol e baptizada como «Operação Pastor», constitui um prolongamento da «Operação Mate», em que foram detidos doze advogados e quatro pessoas ligadas ao Herrira, em Janeiro último. Um ano antes, tivera lugar a «Operação Jaque», no âmbito da qual foram detidos oito membros do grupo de interlocução do EPPK. Alguns meses antes, um juiz com conhecidas ligações ao PP tinha atacado o movimento Herrira. / Ver: naiz e Berria

Nova operação contra a solidariedade [ahotsa]
«Gaurko atxiloketekin, azken bi urteetan 46 lagun izan dira euskal presoen eskubideen alde lan egiteagatik atzemandakoak» (topatu.info)