sábado, 23 de julho de 2016

Uma marcha evocará a vitória de 1936 sobre os fascistas no quartel de Loiola

Sindicatos, organizações sociais e forças políticas fizeram ontem um convite às pessoas para que participem na marcha que, no dia 28, irá terminar frente aos quartéis de Loiola (Donostia), assinalando o 80.º aniversário do assalto àquelas instalações, que estavam em poder dos fascistas, e homenageando os que caíram em combate na defesa da liberdade.

A marcha parte às 18h00 do parque de Cristina Enea; uma hora depois, terá lugar frente aos quartéis de Loiola uma sessão evocativa dos acontecimentos de 1936, quando donostiarras «de diversas ideologias (comunistas, socialistas, libertários, abertzales, republicanos…) se juntaram para fazer frente ao fascismo e ao militarismo autoritário».

Na apresentação, que decorreu no frontão de Amara, também se lembrou o carácter efémero daquela vitória sobre os aquartelados em Loiola, na medida em que foram muitos os que, depois, tiveram de enfrentar a repressão dos golpistas, pagando com o seu sangue.

«Numa altura em que o fascismo e o autoritarismo estão novamente a ganhar força, os acontecimentos de há 80 anos ganham actualidade e são exemplo para as gerações mais novas», disseram os promotores da iniciativa. «Mais ainda num Estado como o espanhol, onde os herdeiros políticos do franquismo não só estão no poder, como não deram qualquer passo com vista ao esclarecimento dos seus crimes», acrescentaram.

Aderem a esta iniciativa os sindicatos ELA, CNT, LAB, UGT, Steilas e ESK, as associações Eleak-Libre, Ernai, EH-Donbass Komitea, Eusko Lurra, Euskal Memoriaren Plataforma, Amnistiaren Aldeko eta Errepresioaren Aurkako Mugimendua, Fundación José Unanue das CCOO de Euskadi e GKK; e as forças políticas Eusko Ekintza, PCE-EPK, Podemos, Irabazi, Sortu, Ezker Anitza, EH Bildu, Askatasunaren Bidean e PCPE. / Ver: naiz e irutxulo hitza