quarta-feira, 13 de julho de 2016

Miguel Urbano Rodrigues: «América Latina, da ficção à realidade»

O início do que parece ser o termo do presente ciclo de governos progressistas e das preocupações com o futuro de Cuba e das FARC-EP parece estar a «favorecer a reinstalação da contra-revolução» na América Latina.

Mas se o presente panorama exige realismo na análise da difícil situação, é igualmente importante constatar que o agudizar das contradições, acelerado pelo imparável avanço da crise estrutural do sistema do capital, torna necessário que o movimento operário e sindical e os revolucionários clarifiquem as suas posições e rompam com as influências ideológicas alheias aos seus interesses de classe.

Miguel Urbano conclui: «Gostaria de ser optimista, mas a situação existente na América Latrina, impõe-me o dever de ser realista». (odiario.info)

«Paraguay: Cuatro pruebas que invalidan la condena judicial a los campesinos de Curuguaty» (Resumen Latinoamericano)
De las varias razones que comprueban, de forma evidente, que todo el proceso judicial contra los campesinos de Curuguaty por la masacre de junio del 2012 es nulo y que la sentencia emitida hoy en primera instancia no tiene validez, elegimos y citamos cuatro de las más sólidas