quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Ataques fascistas a murais e vários espaços em Iruñerria

Murais contra a tortura, em Berriozar, e as entradas do gaztetxe [centro juvenil ocupado], da Arrano elkartea e do bar Toki Eder, em Iruñea, foram desfigurados com tinta na madrugada de 17 para 18.

Habitantes de Berriozar afirmam ter visto um jipe da Guarda Civil nas imediações dos murais atacados, mas a Delegação do Governo espanhol nega qualquer ligação dos militares espanhóis a tais malfeitorias em território abertzale.

Recorde-se que os murais contra a tortura foram intensamente perseguidos pela delegada do PP, tendo até motivado detenções. Desta vez, levaram com tinta vermelha e a inscrição «asesinos». Na mesma localidade da Comarca de Pamplona, foi ainda atacado um mural em defesa da luta das mulheres.

Na capital navarra, um ou vários indivíduos atacaram o «arrano» à entrada da conhecida sociedade da Alde Zaharra [Parte Velha], pintando-o com as cores da bandeira espanhola; a mesma bandeira foi pintada no bar Toki Eder, no bairro iruindarra de Donibane.

Já no gaztetxe pintaram a inscrição «fuera jurrus», em alusão à Jarrai, uma antiga organização juvenil independentista basca. / Ver: ahotsa.info [com várias fotos]