quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Solidariedade em Arratia com os que estão em greve de fome em Huelva e Etxarri

Algumas pessoas levaram hoje a cabo uma iniciativa, na região de Arratia (Bizkaia), com o objectivo de expressarem a sua solidariedade com os que estão em greve de fome no cárcere de Huelva (Espanha) e na ikastola velha de Etxarri (Nafarroa).

Na cadeia de Huelva, os presos políticos bascos deram início a uma greve de fome rotativa para exigir a libertação dos presos doentes. Depois de Iker Olabarrieta ter estado sete dias em jejum, o testemunho passou para Xabi Garcia Gaztelu.

Em Etxarri, por seu lado, os ex-presos Joxean Kortadi e Fernando Lizeaga estão há 11 dias em greve de fome, também para reivindicar a libertação dos presos doentes. Hoje, juntou-se-lhes um outro ex-preso, Angel Erdozia, que estará em jejum até domingo à noite.

Para dar força as estas iniciativas e exigir a libertação dos presos doentes, o Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão (MpA) agendou para dia 3, às 19h00, uma manifestação em Etxarri. [Etxarriko plazan hasiko da.]

Na cadeia de Valence
Os presos políticos bascos Aletxu Zobaran e Ibon Goieaskoetxea estão no mitard [castigo] e em greve às comunicações desde o dia 8 de Agosto, no presídio de Valence (França). Com esta luta, pretendem denunciar a dispersão e o afastamento.

No Estado francês, os presos políticos bascos estão dispersos por 26 cadeias. Até agora, não havia presos bascos no presídio de Valence, que fica a 900 km de Euskal Herria. / Ver: amnistiAskatasuna 1 e 2