sexta-feira, 7 de outubro de 2016

MpA apelou à participação na manifestação contra as forças de ocupação

Numa conferência de imprensa, ontem, na capital navarra, o Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão (MpA) sublinhou que, no dia 12 de Outubro – Dia da Hispanidade ou Dia Nacional de Espanha –, os bascos não têm nada que festejar e apelou à participação na manifestação que, sob o lema «Alde hemendik! Indar okupatzaileak kanpora» [Vão-se embora! Fora com as forças de ocupação], nesse dia (13h00, Praça Recoletas) terá lugar em Iruñea.

Na conferência de imprensa que ontem teve lugar na capital navarra, o MpA recordou que, em 1512, Castela invadiu o Reino de Navarra e que em 1522 os bascos a sul dos Pirinéus ficaram definitivamente sob o jugo da Coroa espanhola – uma imposição mantida à força por forças armadas.

Os representantes do MpA salientaram, de igual modo, as muitas tentativas de libertação ocorridas ao longo destes 500 anos. «Muitos sofreram a repressão, a tortura, a violação e a morte», afirmaram, antes de lembrar que, recentemente, se publicou um estudo em que se referia que mais de 10 mil bascos foram torturados nos últimos 50 anos por diversas forças armadas espanholas.

Recordando que o 12 de Outubro é uma «data nefasta» para o continente americano – onde os espanhóis se impuseram como colonizadores e genocidas – e para os bascos, o MpA afirma que «há mil razões para denunciar a sujeição que sofreram».

«Para conseguir uma paz assente na liberdade, é necessário o regresso a casa de todos os companheiros que se envolveram na luta e que aqueles que vieram fazer a guerra se vão embora. Deixem Euskal Herria em paz! Vão-se embora e não voltem!», clamaram os representantes do MpA. / Ver: lahaine.org