sábado, 8 de outubro de 2016

Três detidos e vários feridos após violenta carga policial num despejo em Iruñea

O colectivo Ireki eta Josi promoveu, hoje, a ocupação de um edifício abandonado no muito central Passeio Sarasate, na capital navarra, reivindicando o direito à habitação e denunciando a especulação imobiliária. O imóvel acabou por ser despejado, de forma violenta, pela Polícia Municipal e a Polícia espanhola.

O edifício hoje ocupado fica localizado a escassos metros do Parlamento de Nafarroa, no Passeio Sarasate, em Iruñea. A acção inseriu-se numa iniciativa mais ampla, em que participaram dezenas de pessoas, que visou reivindicar o direito à habitação e denunciar a especulação imobiliária.

O edifício acabou por ser despejado de forma violenta pela Polícia Municipal, com o apoio da Polícia espanhola. Pelo menos três pessoas foram detidas e várias ficaram feridas. De acordo com o ahotsa.info, foram ainda identificadas diversas pessoas, incluindo o seu operador de câmara.

O EH Bildu de Iruñea convocou uma assembleia informativa para a próxima segunda-feira, 10, às 19h00, para abordar o «modelo de Polícia Municipal e os últimos acontecimentos».

Despejo e carga policial em Iruñea Ver: ahotsa.info, ahotsa.info e ekinklik.org