sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Trabalhadores da limpeza em 2 hotéis de Bilbo terminam greve com 48% de aumento salarial

Os trabalhadores que fazem a limpeza dos quartos nos hotéis NH Villa de Bilbo e Barceló Nervión, subcontratados pela empresa Constant, estavam há um mês e meio em greve, lutando contra a precariedade, pela contratação colectiva e pela melhoria das suas condições de trabalho. Depois de intensa luta, chegaram a um acordo, que contempla um aumento salarial de 48% e a reintegração dos que foram despedidos durante a greve.

O anúncio foi feito esta semana pelo sindicato ELA, que vinha denunciando as condições «de absoluta precariedade e escravidão» em que estes trabalhadores laboravam. No caso do Barceló, recebiam 2,5 euros por cada quarto limpo e auferiam, no máximo, um salário mensal de 800 euros, «com todos os "extras" incluídos».

O sindicato, que acusou ambas as unidades hoteleiras de «violar o direito à greve», «substituindo trabalhadores em greve por outros, [subcontratados] a outra empresa», anunciou esta semana ter chegado a um acordo com a empresa Constant, subcontratada nos hotéis referidos, que contempla um aumento salarial de 30% em 2019. Depois de aplicado o acordo vigente no sector, em 2020, no NH Villa de Bilbao e, em 2021, no Barceló Nervión, os aumentos salariais atingirão o valor de 48%. / Ver: El Salto via lahaine.org