domingo, 20 de janeiro de 2019

A Polícia Foral despeja novamente o Gaztetxe Maravillas, reocupado ontem à noite

Por volta das 7h30 desta manhã, um dispositivo da Polícia Foral cortou os acessos à Praça Nabarreria, em Iruñea, e entrou novamente no Gaztetxe Maravillas, que tinha sido reocupado ontem ao fim da tarde, no final de uma manifestação em protesto contra um despejo anterior. Responsáveis do Gaztetxe fizeram um apelo às pessoas para que se juntassem na praça referida e a Polícia carregou várias vezes na Mercaderes.

O Governo navarro responde desta forma à reocupação do imóvel, 12 dias depois do despejo anterior e de ter mantido militarizada durante vários dias a zona da Alde Zaharra [Parte Antiga]. A situação torna-se ainda mais tensa, sendo que o Governo de Nafarroa despejou o edifício três vezes em cinco meses.

Representantes do Maravillas Gaztetxea informaram que a Polícia não encontrou ninguém dentro do imóvel e que poderá haver uma pessoa detida na sequência das cargas ocorridas no exterior, bem como vários feridos. / Mais info: lahaine.org // Comunicado do Maravillas Gaztetxea: @maravillasGTX