segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Apoio em Atarrabia ao jovem que perdeu uma vista ao ser atingido por uma bala de borracha

Habitantes de Atarrabia (Nafarroa) pedem justiça para Aingeru Zudaire, o jovem da localidade que, em 2012, perdeu um olho durante uma carga policial, depois de ser atingido por uma bala de borracha. Para esta quinta-feira, dia do início do julgamento do agente da Polícia espanhola que disparou contra Aingeru, foi convocada uma concentração frente à Audiência Provincial de Nafarroa, às 10h00.Aingeru Zudaire foi atingido por uma bala de borracha durante uma carga policial no Passeio Sarasate, em Iruñea, no contexto de uma greve geral em 2012 e perdeu quase toda a visão no olho esquerdo.

Além de reclamarem justiça para Aingeru, os habitantes de Atarrabia exigem que os responsáveis pela acção policial respondam por ela. «Infelizmente, nestes anos, voltaram a repetir-se casos como o do nosso conterrâneo em vários pontos do Estado. Perdas de olhos, testículos e graves lesões como consequência da acção policial», denunciaram.

Neste sentido, continuam a exigir que se «promova um novo modelo policial» no território navarro, que o caso seja investigado até ao fim e que o material de carácter letal (incluindo as balas de borracha) seja proibido. / Ver: ahotsa.info