segunda-feira, 11 de setembro de 2006

37º dia: solidariedade com Iñaki espalha-se

A solidariedade com Iñaki de Juana Chaos espalha-se

http://www.petitiononline.com/eh1959/petition.html [assina em solidariedade]

Os concertos de Silvio Rodriguez e de Benito Lertxundi em Donostia e o dos «bertso saioak» da semana passada na Parte Velha acolheram demonstrações de solidariedade para com o preso Iñaki de Juana, em greve de fome indefinida desde 7 de Agosto. Tais expressões de apoio, que não foram noticiadas pela maioria dos meios de comunicação, têm-se repetido ao longo deste mês. Manifestações, recolha de assinaturas, em que as pessoas se assumem como culpadas do "crime" do preso político basco, afixação de cartazes informativos...foram algumas das acções realizadas, algumas abortadas pela Ertzaintza [polícia autonómica basca].

Os protestos de apoio ao preso político basco Iñaki de Juana continuam sem parar e espalham-se a actos cada vez mais diversos. De Juana, que cumpre hoje 37 dias de greve de fome contra a nova doutrina destinada a impor a prisão perpétua, continua com a determinação firme de manter o protesto, segundo constataram amigos que foram no sábado à prisão em Algeciras, ainda que tenha perdido 16 quilos.


Desde 7 de Agosto, iniciara uma greve de fome indefinida para denunciar a retenção de presos bascos a cumprir de forma íntegra as penas impostas entre os quais está o próprio De Juana. Os donostiarras não deixam de sair à rua. Painéis informativos, pancartas, buzinões nas casas da Parte Velha, concentrações, caravanas automóveis, distribuição de panfletos...foram as iniciativas a partir do primeiro dia de greve. Mas tem sido nestas últimas semanas, a partir dos 20 dias de greve, a acentuação do apoio ao preso basco.

No sábado, 26 de Agosto, quando o preso donostiarra cumpria 21 dias de greve, mais de 2000 pessoas percorreram as ruas de Donostia respondendo à convocatória dos habitantes da Parte Velha. Já pela noite, pelas 23.00, a Ertzaintza actuou com os bastões extensiveis contra um grupo de jovens que informava sobre a situação de De Juana. As cargas policiais da Polícia autonómica também aumentaram em proporção, conforme os protestos de apoio ao preso.

«Estão a bater em idosos de 60 anos!»

Ontem pela manhã foi operado no Hospital de Donostia por rotura óssea um dos hospitalizados no sábado devido à actuação da Ertzaintza, que dissolveu à bastonada uma paralisação de uma das principais avenidas da cidade, o Boulevard, para denunciar a situação de Iñaki de Juana. Entre as 12.40 e as 13.00 permaneceram atados na via até que uma dezena de ertzainas obrigou-os a levantarem-se pela força ainda que estivessem amarrados. Viveram-se momentos de grande tensão quando começaram a arrastar pelo solo e a empurrar os que protestavam.


No entanto, a pessoa operada ontem nem sequer estava no protesto. Ao passar por ali e ver a carga policial, disse aos ertzainas que «estavam a bater em idosos de 60 anos».

Tal denúncia valeu-lhe uma bastonada que lhe partiu o cúbito ao proteger a cabeça com os braços. Segundo relataram testemunhas presenciais, um ertzaina chamou «filho da puta» a um dos participantes do protesto que lhe respondeu «tira o capuz e identifica-te». Quando o manifestante se movia, ainda atado, o agente deu-lhe uma bastonada que lhe abriu o lábio superior, partiu os dentes e o aparelho dentário. Segundo informaram o Gara, o golpe esmagou o aparelho contra as gengivas, danificando um nervo.

em Gara.net