sexta-feira, 15 de setembro de 2006

40º dia: Liberdade para Iñaki de Juana Chaos!

http://www.petitiononline.com/eh1959/petition.html [assina em solidariedade]



Baltzar Garzón, juiz da Audiência Nacional, proibiu as marchas marcadas para Donostia, Vitoria-Gasteiz, Bilbau e Iruñea. Os actos de protesto em apoio a Iñaki de Juana Chaos foram convocados para sábado. Garzón considera que corresponde a uma convocatória da organização anti-repressiva Askatasuna, ilegalizada pelo Estado espanhol, e, segundo o mesmo, segue orientações "terroristas".

A Associação de Solidariedade com Euskal Herria (ASEH) condena aquilo que consideramos ser mais uma grave violação dos direitos do povo basco, o direito à manifestação. Ao longo das últimas décadas fomos habituados a assistir aos atropelos a que o Estado espanhol submete o povo basco. Longe de configurar uma transição para a democracia, o fim do franquismo não trouxe o fim do estado de excepção no País Basco. Ninguém pode querer a paz continuando a guerra. À trégua da organização armada ETA, o Estado espanhol responde com prisões, tortura, a manutenção da ilegalização de organizações independentistas e a manutenção da violação dos mais elementares direitos civicos.

O sistema judicial espanhol, ferramenta de repressão do Estado, tenta prolongar o sofrimento dos presos políticos bascos através de penas arrancadas a ferros. Para Iñaki de Juana Chaos, há já 20 anos nos cárceres, pedem-se 96 anos de prisão. Uma pena perpétua encapotada para quem não fez mais que escrever dois artigos para um jornal.

Iñaki encetou uma luta contra a injustiça de que é alvo. Há 40 dias em greve de fome demonstra ao mundo que não há nada a temer quando se trata da luta por um dos mais preciosos valores da humanidade: a liberdade. Nós, Associação de Solidariedade com Euskal Herria, estamos solidários com Iñaki de Juana Chaos e exigimos a sua imediata libertação.

Liberdade para Iñaki de Juana Chaos!
Liberdade para os presos políticos bascos!
Liberdade para o País Basco!