domingo, 24 de setembro de 2006

Comunicado da ETA

1500 pessoas homenageiam combatentes bascos
O comunicado foi lido por três militantes da ETA no Gudari Eguna [Dia do Combatente basco], no bosque de Aritxulegi, em Oiartzun, para onde mais de 1500 pessoas se deslocaram em homenagem aos 218 combatentes que deram a vida pelo País Basco. Num momento determinado, três pessoas, encapuzadas e armadas, subiram ao palco e leram o comunicado. No final, gritando "Gora Eusko Gudariak", dispararam 7 tiros e desapareceram.
Comunicado:
Euskadi Ta Askatasuna [ETA] quer fazer chegar uma forte saudação a todos os lutadores que se reuniram neste acto. O Gudari Eguna [Dia do Combatente] não é para nós uma data a olhar para trás. Pelo contrário, com o exemplo dos companheiros de luta na memória e aprendendo sobre o caminho percorrido, deste dia tem de servir para garantir a luta de hoje e de amanhã, tem de servir para fortalecer o compromisso pessoal pela liberdade do País Basco. A luta não é o passado, sim o presente e o futuro.


Continuar, sem desistir, na luta pelo caminho exemplar dos gudaris [combatentes], levar-nos-á a ser um Povo livre. Fazer frente, firmemente, à opressão que vive o País Basco é um trabalho imprescindível para garantir a sobrevivência do nosso povo.

Neste caminho abrupto ninguém nos vai oferecer nada, a oportunidade de conseguir a liberdade do País Basco está no coração e nas mãos de cada um. Construiremos a independência do País Basco com a nossa acção diária. Essa é precisamente a mensagem que a ETA quer fazer chegar hoje: Confirmamos o compromisso de continuar lutando firmemente, com as armas na mão, até conseguirmos a independência e o socialismo no País Basco. Temos o sangue preparado para dar por ele. Vamos consegui-lo!

Vivam os combatentes bascos! Viva o País Basco livre! Viva o País Basco socialista! Sem descanso até conseguirmos a independência e o socialismo!

Fonte: eitb