terça-feira, 3 de junho de 2008

Barcina veta duas praças de Iruñea à iniciativa «Nazio Plaza»

O Município de Iruñea [Pamplona], liderado por Yolanda Barcina, da UPN, vetou a utilização de duas praças ao Nazio Eztabaida Gunea [Foro de Debate Nacional] com vista à realização da iniciativa «Nazio Plaza», no próximo dia 7. Este organismo projectou para a capital navarra vários comícios e actividades com o objectivo de reivindicar a identidade nacional e a territorialidade de Euskal Herria, e unir esforços para a mudança política, mas deparou com a negativa recorrente do Município para conseguir realizar todas as actividades anunciadas.
No âmbito da programação, o Foro de Debate Nacional tinha a intenção de desenvolver a iniciativa «Praça da Cidadania» no Sarasate pasealekua e na Gaztelu plaza, em que se incluiriam actuações para crianças, euskal dantzak, bertsolaris de todos os territórios, uma homenagem à ikurriña e um comício político destinado a reivindicar o reconhecimento de Euskal Herria como uma nação e o direito a decidir o seu futuro. Para tal, solicitaram às autoridades municipais a utilização de ambas as praças, mas o Município de Iruñea recusou a autorização, alegando que já existem outras actividades programadas para esse dia.
O Foro de Debate Nacional veio denunciar esta actuação, referindo que a resposta da Câmara chegou com bastante atraso, uma vez que faltam poucos dias para celebrar a «Nazio Plaza», e lembrando também que em ambas as praças “há espaço de sobra” para poder realizar o programa anunciado. Segundo indicaram, o Município apostou claramente no impedimento da realização da iniciativa, tendo em vista que puseram de parte a possibilidade de encontrar uma alternativa. “Negaram-nos toda e qualquer possibilidade de realizar a «Praça da Cidadania»”, denunciaram.

Razões políticas

O Nazio Eztabaida Gunea [Foro de Debate Nacional] quis denunciar “energicamente” a deliberação municipal e argumentou que por detrás dela “há claras razões políticas”. “Estamos perante uma nova decisão que visa silenciar a reivindicação da nacionalidade basca e, ao fim e ao cabo, a reivindicação dos direitos nacionais de Euskal Herria”, criticaram. Na sua perspectiva, esta decisão “evidencia uma vez mais a obsessão em fazer desaparecer as nossas marcas de identidade da capital de Euskal Herria e de Navarra”. E recordaram que essa atitude não constitui uma novidade: “já nos familiarizámos com diferentes obstáculos para organizar festas e actividades relacionadas com o euskara ou a cultura basca”. Em todo o caso, não deixaram de realçar este modo de actuação particular, por “ser evidente a centralidade que a territorialidade adquire no actual momento político”.

Vão examinar outras as possibilidades

O Foro de Debate Nacional assinalou que irá examinar outras possibilidades para levar a cabo o programa matinal da «Praça da Cidadania» e que tornarão pública a decisão definitiva durante esta semana. Deixou também claro que o resto das iniciativas organizadas para a «Nazio Plaza» continua de pé, ou seja: os foros de debate – Universidade Basca e Zazpiak Bat Auzolanean –, o almoço e a manifestação nacional, que decorrerá sob o lema «Nazioa gara, zazpiak bat, burujabetzaren alde!» [Somos uma nação. Os sete, uma. Pela soberania!]. Como tal, apelaram aos cidadãos que participem nestas iniciativas, de modo a responder aos “que pretendem silenciar a reivindicação da mudança política de que Euskal Herria necessita”.

Para saber mais sobre a iniciativa: Nazio_Plaza

Fonte: Gara