quarta-feira, 11 de junho de 2008

Grupos bascos, galegos, catalães e madrilenos apoiam movimento pró-amnistia



Numerosos agentes sociais de Euskal Herria, bem como de Madrid, da Catalunha e da Galiza, assinaram um documento em que mostram a sua solidariedade para com as pessoas acusadas no processo contra o movimento pró-amnistia. Comprometem-se no texto, desde os seus diferentes âmbitos laborais, “a manter viva essa atitude de denúncia e solidariedade que agora se pretende silenciar”.
“Estamos a seguir com verdadeira preocupação a estratégia de criminalização da actividade política e social que passa pela suspensão e ilegalização de partidos políticos e associações, assim como o encerramento de meios de comunicação, utilizando para isso, prioritariamente no contexto basco, uma legislação antiterrorista e um tribunal, encarregado de a aplicar, que são de absoluta excepção”, reza o documento. Consideram necessária a existência de movimentos que façam frente à violação quotidiana de direitos e liberdades e “estão ao lado das vítimas da violência estatal”. “Afirmamos a legitimidade e necessidade da participação da sociedade civil na denúncia das violações de direitos humanos, bem como a sua solidariedade para com as centenas de pessoas reprimidas por motivos políticos e sociais, seja em Euskal Herria ou em qualquer parte do Estado ou do mundo”, assinala o texto.

Mobilizações e denúncia
Para além disso, 150 pessoas manifestaram-se no dia 7 em Elgoibar e outras 150 em Iruñea [Pamplona] em solidariedade com Mikel Ibañez, prisioneiro político elgoibartarra cujo estado de saúde é bastante grave.
Outras 40 pessoas concentraram-se também no dia 7 em Trintxerpe para denunciar o encarceramento de Ander Uribarrena, situação que levou à mobilização de 50 moradores em Portugalete. Para exigir a defesa dos direitos dos presos, 27 pessoas reuniram-se em Hondarribia e 15 fizeram-no em Gatika.
No bairro de Errotxapea, em Iruñea, vários guardas civis entraram na Ipar Gorri Kultur Elkartea, e procederam à inspecção do local, argumentando que procuravam uma pessoa cuja identidade não revelaram, de acordo com a denúncia feita ao GARA.

Fonte: Gara