segunda-feira, 25 de abril de 2016

Contra a precariedade, mobilizações em Ezkerraldea

Nos dias 29 e 30, a aquecer os motores para o 1.º de Maio, realizam-se mobilizações contra a precariedade em Santurtzi e Sestao, na comarca biscainha de Ezkerraldea, sob o lema «Aniquilar o capital e a precariedade para construir o futuro». Os movimentos juvenis de Ezkerraldea, Bilbo e Uribe Kosta fizeram um apelo conjunto à mobilização.

Num comunicado conjunto, os jovens afirmam que «são os condenados à precariedade» e apontam vários aspectos concretos dessa realidade. Referem-se, para além disso, às graves consequências que a desindustrialização está a ter para Euskal Herria e tecem duras críticas ao poder político, cujas medidas «são para benefício dos de sempre: empresários, multinacionais, oligarcas, bancos», com consequências que estão à vista de todos: destruição de postos de trabalho e de emprego de qualidade.

Neste cenário, os jovens são «obrigados» a acatar o emprego precário, desregulado, flexível, sem direitos e mal remunerado, e a emancipação torna-se «um filme de ficção científica», afirmam. Por isso, o movimento juvenil destas três regiões biscainhas apela «à luta e à organização», e sublinha: «Não existe outro caminho que não o da luta para conquistar os nossos futuros. Somos jovens que querem ser donos das suas vidas, que não têm nada a perder e sim tudo a ganhar!» / Ver: argia e BorrokaGaraiaDa [com iniciativas e horários]