sábado, 9 de abril de 2016

Emoção e raiva no quarto aniversário da morte de Iñigo Cabacas

No dia 5 de Abril de 2012, o apoiante do Athletic Club Iñigo Cabacas foi atingindo na cabeça por uma bala de borracha disparada pela Ertzaintza, quando se encontrava na Kirruli Taberna, no beco María Díaz de Haro, em Bilbo. Passados quatro dias, faleceu no hospital. Hoje, no quarto aniversário da morte, o jovem voltou a ser evocado e homenageado por familiares, amigos e muitas outras pessoas que se juntaram no local em que teve lugar a carga policial assassina.

Num acto repleto de emoção e raiva, exigiu-se justiça para Iñigo e os seus familiares. Quatro anos volvidos, corre-se o risco de que o processo seja arquivado sem chegar a julgamento. No início da homenagem, ouviu-se a txalaparta e também as gravações feita pela Ertzaintza no dia 5 de Abril de 2012, para recordar o que realmente se passou. Também foram lidas mensagens de apoio de personalidades da política, do desporto e da cultura.

A Plataforma Iñigo Gogoan agradeceu a todos os que estiveram presentes e sublinhou que irá lutar até que se faça justiça. No final, o pai de Iñigo, Manu, leu um texto, em que agradeceu o apoio recebido ao longo destes quatro anos, denunciou a injustiça, os agravos e as indiferenças, e exigiu justiça, verdade, reconhecimento e reparação. / Ver: Herrikolore