sexta-feira, 8 de abril de 2016

Parlamento da Catalunha reafirma separação de Espanha

A moção de ruptura com Espanha apresentada pelas CUP e aceite pela coligação Junts pel Sí, na qual se reafirma a declaração independentista de 9 de Novembro de 2015, bem como a atitude de desobediência para com o Tribunal Constitucional (TC), foi ontem aprovada no Parlamento da Catalunha.

Com excepção dos pontos 3 e 4, o texto foi aprovado com 71 votos a favor das forças referidas. Com 52 votos, PSOE, Ciudadanos e PP opuseram-se à declaração. A coligação Catalunya Sí que es Pot (com 11 deputados) absteve-se.

Nos pontos da moção não aprovados encorajava-se os eleitos para cargos públicos «a desatender as petições das instituições não democráticas do Estado espanhol» e instava-se a Polícia catalã (Mossos d'Esquadra) a não executar as ordens da Audiência Nacional espanhola.

A 9 de Novembro de 2015, Junts pel Sí e CUP apoiaram uma resolução com vista a iniciar um processo de ruptura com Espanha e a criar uma república catalã. O governo espanhol reagiu de imediato, apresentando um recurso, e o TC, que noutras matérias demora anos a deliberar..., anulou a declaração independentista logo no dia 11, ou seja, dois dias depois.

Com a moção de ontem, reafirma-se metas contidas na declaração de 9 de Novembro e expressa-se apoio a todos os municípios investigados e perseguidos por terem apoiado a declaração de ruptura entre Catalunha e Espanha. / Ver: vilaweb.cat, hispantv.com e agências