segunda-feira, 18 de abril de 2016

Mulheres resistentes e vítimas do fascismo homenageadas nos Intxortas

No dia 24, celebra-se em Elgeta (Gipuzkoa) o Intxortako Erresistentzia Eguna [Dia da Resistência dos Intxortas]. Este ano, o evento reivindicará o papel activo das mulheres na luta contra o fascismo: as que o combateram e as que, de diferentes formas, sofreram a repressão durante a ditadura.

Elgeta é um símbolo da resistência contra a barbárie fascista, local onde milhares de pessoas de várias tendências políticas e sindicais fizeram frente às tropas golpistas. No próximo domingo, 24, será novamente recreada a batalha dos Intxortas, em que gudaris e milicianos conseguiram travar durante sete meses (Setembro de 1936-Abril de 1937) o avanço franquista para a Bizkaia.

Para além disso, a edição deste ano do Dia da Resistência dos Intxortas centrar-se-á nas mulheres que combateram o fascismo e nas que sofreram a repressão da ditadura, informou a Intxorta 1937 Kultur Elkartea.

Julia Monge, membro desta associação, referiu à comunicação social que irão tentar mostrar a resistência das mulheres, bem como a repressão que sofreram, a diferentes níveis: milicianas na frente de batalha, enfermeiras, repórteres de guerra, exiladas, encarceradas, torturadas, fuziladas...

Outras actividades
O Dia da Resistência será precedido de iniciativas a 23 (visita guiada e concertos). Ainda em Elgeta, até dia 24 está patente ao público a exposição «Azken batailoia» [o último batalhão], do fotógrafo chileno residente em Bilbo Mauro Saravia. / Ver: goiena.eus e SareAntifaxista