quarta-feira, 13 de abril de 2016

Pelo menos 13 detidos acusados de «enaltecimento do terrorismo» nas redes sociais

A Guarda Civil prendeu, hoje, pelo menos 13 pessoas acusadas de «enaltecimento do terrorismo» nas redes sociais, no âmbito da «Operação Aranha IV». Ao que parece, dois dos detidos são de Euskal Herria – um de Antsoain (Nafarroa) e outro de Amurrio (Araba). Os outros são dos Países Catalães e da Galiza e de vários pontos do Estado espanhol. É a quarta operação do género em dois anos.

As primeiras duas tiveram lugar em Abril e Novembro de 2014, no âmbito das quais foram detidas 40 pessoas (26 em Euskal Herria). A terceira ocorreu em Maio de 2015, tendo sido detidas 16 pessoas (10 em Euskal Herria).

Sem ter em conta os dados de hoje, em dois anos 36 cidadãos bascos foram presos por alegado «enaltecimento do terrorismo». No Twitter, estão a ser veiculadas mensagens em defesa da liberdade de expressão em #TxiolariakAske e #AdierazpenAskatasuna.

O EH Bildu criticou esta operação, a que atribuiu um «carácter mediático», e defendeu a liberdade de expressão. Também se referiu aos «dois pesos e duas medidas» do Governo espanhol, na medida em que «só se prende pessoas de uma determinada ideologia» e outros sectores «podem dizer o que lhes dá na gana». / Ver: topatu.eus e naiz