domingo, 23 de julho de 2017

Centenas de pessoas exigiram a libertação dos 4 de Orereta

Centenas de pessoas participaram, ontem ao final da tarde, na manifestação convocada pela plataforma Oreretako 4ak Askatu para exigir a liberdade de quatro jovens de Orereta (Gipuzkoa) detidos em Iruñea, três dos quais estão na cadeia.

Ao longo da mobilização, ouviram-se palavras de ordem a favor da liberdade dos três que estão na cadeia e dos demais presos políticos bascos. Também se viram pancartas com as mesmas reivindicações, que um grupo de pessoas segurava, com tochas acesas.

No final da manifestação, representantes da plataforma agradeceram aos presentes pela sua participação e apelaram aos partidos políticos, colectivos sociais e às pessoas em geral «que se unam na luta pela liberdade destes jovens».

Os elementos da Oreretako 4ak Askatu criticaram a criminalização dos jovens e a imagem falsa divulgada pelos órgãos de comunicação social sobre o que aconteceu em Iruñea a 11 de Março, «quando estes jovens, acusados de "acções", foram à manifestação para denunciar o aumento da repressão política que está a ocorrer em Euskal Herria e no resto do Estado espanhol».

Sublinharam ainda que, antes de serem detidos, eles realizaram um trabalho social e político importante, «denunciando as injustiças do capitalismo e trabalhando com aqueles que mais sofrem».

A «repressão política» é um «elemento estruturante» do capitalismo, acrescentaram: «Uma ferramenta para subjugar os trabalhadores, os movimentos populares e juvenis. De acordo com a versão oficial, estes jovens foram presos e encarcerados por "usarem a violência", quando milhares de famílias são expulsas à força de suas casas pelos estados, quando os refugiados são atirados das fronteiras de forma selvagem, quando se permite que em muitas casas não haja que comer ou não haja luz no Inverno», disseram.

Enquanto o sistema continuar, a «repressão política» há-de continuar, afirmaram, e, neste sentido, apelaram às pessoas para que se juntem à luta em defesa destes jovens, à luta contra o capitalismo. «Isso irá garantir que não se repitam os casos de repressão», concluíram. / Ver Oarsoaldea Hitza [com muitas fotos]