sábado, 22 de julho de 2017

Errekaleor consegue juntar 100 mil euros e caminha para a auto-suficiência energética

A campanha de angariação de fundos, que durou 40 dias, foi posta em marcha depois de, em Maio último, a Iberdrola e o Governo de Gasteiz terem cortado a luz ao popular bairro gasteiztarra, que, agora, quer cumprir um dos seus principais objectivos: a auto-suficiência energética.

Iberdrola e Governo de Lakua cortaram a luz a Errekaleor (Gasteiz) no dia 18 de Maio. Seguiu-se uma grande manifestação de apoio ao bairro e ao projecto que alimentam os seus 150 habitantes no dia 3 de Junho. Mal terminou a mobilização, pôs-se em marcha a campanha de recolha de fundos. O objectivo era juntar 100 mil euros.

Em Barcelona, o Can Vies, centro social ocupado, pôs em marcha uma campanha semelhante e conseguiu juntar 90 mil euros. O popular centro catalão, com 17 anos de existência, foi parcialmente destruído em 2014, por ordem de Xavier Trias, o então presidente da Câmara. Com o dinheiro pretendia fazer duas coisas fundamentais: por um lado, reconstruir o centro; por outro, fazer frente às despesas judiciais das pessoas detidas durante as manifestações de protesto e iniciar acções legais contra os Mossos d'Esquadra (Polícia catalã).

No que respeita ao Errekaleor, o grande objectivo é alcançar a auto-suficiência energética. Isso parece mais perto que nunca, depois de, nos últimos 40 dias, bandas de música (como os Willis Drummond, Izaki Gardenak, Harresian Zulo, Anari), gaztetxes e outros colectivos terem organizado concertos e festivais com o objectivo de juntar dinheiro para o bairro de Gasteiz. No total, houve 1200 contributos. O envolvimento foi tão grande que os trabalhadores de Michelin deram ao bairro uma parte da indemnização que conseguiram. / Mais info: halabedi.eus