sábado, 1 de dezembro de 2018

Sindicatos denunciam precariedade e exploração frente ao Dia% em Donostia

Abriu na capital guipuscoana a primeira loja da DIA&GO. Para denunciar a «precariedade, a flexibilização de horários e a exploração dos trabalhadores» que este tipo de comércio fomenta, diversos sindicatos promoveram uma concentração, esta sexta-feira, frente à loja.

Numa nota divulgada pelo LAB, afirma-se que a iniciativa partiu dos sindicatos LAB, ELA, CCOO, UGT, ESK e CGT, que se opõem ao modelo de comércio da DIA&GO, bem como de outras cadeias que seguem o mesmo padrão – Carrefour Express, Simply 7x7, BM Urban ou Opencor.

Os sindicatos denunciam que, longe de favorecer o comércio, é um modelo que «se aproveita da precariedade existente no sector para explorar e flexibilizar as jornadas laborais dos trabalhadores».

Ao manterem as lojas abertas 365 dias por ano, das 8h00 às 23h00, «destroem o pequeno comércio de bairros e localidades que não pertence a multinacionais e a grandes marcas», criticam, para sublinhar que, desta forma, «destroem emprego no sector e enriquecem os proprietários das grandes cadeias». / Ver: lab.eus