quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Com a participação de Pablo Hasél, familiares de presos bascos foram homenageados em Bilbo

No âmbito da Aste Nagusia bilbaína, esta terça-feira o Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão (MpA) promoveu a realização de uma homenagem aos familiares de vários presos políticos bascos. A iniciativa decorreu na Alde Zaharra [Parte Antiga], frente a uma das tabernas ligadas ao MpA e na presença de militantes independentistas, na sua maioria jovens.

O acto começou com a intervenção do rapper catalão Pablo Hasél, que leu poemas revolucionários dedicados aos presos que se encontram nos cárceres espanhóis e franceses.

Depois, três bertsolaris cantaram vários bertsos alusivos à luta do povo basco, tendo homenageado especialmente os homens e as mulheres que, nas ruas ou nas cadeias, não deixam de defender as bandeiras da luta pela independência e o socialismo.

Mais tarde, um jovem militante dançou um aurresku (dança de homenagem) para os familiares dos presos Ibai Aginaga Ginea, Iñaki Bilbao Goikoetxea, Daniel Pastor Alonso, Jon Kepa Preciado Izarra, Patxi Ruiz Romero e Saioa Sanchez Iturregi.

Após uma «forte mensagem» pronunciada por um dos membros do MpA, os presentes cantaram o «Eusko Gudariak». No final do encontro, houve música rap a cargo de Pablo Hasél, que está incriminado num processo por denunciar o rei nas suas canções e por assumir a sua militância comunista e antifascista. Pode apanhar quase cinco anos de cadeia. / Ver: Resumen Latinoamericano