segunda-feira, 25 de agosto de 2014

A Legião Condor, que bombardeou Gernika, homenageada em Espanha

Com a autorização formal e por escrito da Guarda Civil espanhola e do Governo presidido pelo Partido Popular (PP), a Legião Condor alemã, que bombardeou a localidade biscainha de Gernika durante a Guerra de 36, foi homenageada este sábado, 23, na localidade castelhana de Aguilar de Campoo.

Um grupo de extrema-direita, ligado à defesa do regime fascista de Francisco Franco e que todos os anos realiza um acto de homenagem aos caídos do bando nacionalista durante a Guerra de 36, convocou os seus simpatizantes para participar na homenagem à Legião Condor e à aviação alemã, que, apoiada pela aviação italiana, arrasaram a localidade biscainha a 26 de Abril de 1937, por ordem do então general sublevado contra a Segunda República espanhola Francisco Franco.

O resultado: mais de 250 mortos, embora haja fontes que apontem para muitos mais. Gernika (Bizkaia, EH) ficou associada, desde então, à brutalidade da guerra e à barbárie do massacre de civis nos conflitos. Este episódio histórico viria a servir de inspiração para a criação de uma das peças artísticas mais importantes do século XX, Guernica, do pintor Pablo Picasso, exilado em França.

A associação extremista que convocou a homenagem chama-se Tercios de Aguilar e contou com o beneplácito e a autorização da Guarda Civil – que não viu qualquer indício de crime – e do Governo do PP de Aguilar de Campoo (Palência).

No sábado, a homenagem era dedicada aos «valentes voluntários alemães da Legião Condor, cujo labor em Aguilar foi exemplar e intenso na defesa do Aguilar Nacional, deixando boas recordações e simpatia entre os habitantes aguilarenses da época». / Ver mais informação: La Jornada via cubadebate