sábado, 23 de agosto de 2014

A Txantrea e Zumaia mobilizam-se pela liberdade de Izaskun, Ander, Beñat... os 28!

Dois dos 28 jovens independentistas bascos que vão a julgamento em Setembro são Izaskun Goñi e Ander Maeztu, do bairro pamplonês da Txantrea. Detidos no Outono de 2010, torturados, 15/16 meses encarcerados, pagaram 30 mil euros de fiança para saírem em liberdade condicional e incorrem em penas de seis anos de cadeia, sendo acusados de pertencer à organização juvenil e revolucionária Segi.

A população do bairro tem estado a mobilizar-se. No dia 16, houve um jantar solidário com Izaskun, Ander Maeztu e os demais na Kaskallueta elkartea. Para dia 26 foi agendada uma assembleia no bairro, tendo em conta que falta menos de um mês para o início do julgamento.

Tem início às 19h00 à entrada das piscinas, e nela se definirá o calendário das actividades para as próximas semanas, tanto na Txantrea como em Iruñerria [Comarca de Pamplona]. O Txantreako Herri Harresia [Muro Popular da Txantrea] pede aos habitantes do bairro que participem, por forma a reforçar os vários grupos de trabalho já em funções.

Elkartasun afaria / Jantar solidário: Ander eta Izaskun LIBRE! Mais informação: Txantrea Herri Harresia

EM ZUMAIA, LIBRE EGUNA CONTRA OS JULGAMENTOS POLÍTICOS
Dia 30, a localidade costeira guipuscoana vai encenar um muro popular contra os julgamentos políticos. Com o Libre Eguna, pretende-se denunciar o julgamento de 28 jovens independentistas bascos, acusados de pertencer à Segi, que começa em Setembro e, de forma especial, dar apoio a Beñat Lizeaga, que é natural da localidade.

Em Zumaia, 30 de Agosto: um dia para mostrar o povo a favor da resolução e deixar em evidência que todos os julgamentos políticos estão a mais. O programa desta jornada vai abranger todo o dia e foi organizado entre os múltiplos agentes, grupos e pessoas da terra. A ideia é que todos participem.

Logo de manhã, há uma competição de carrinhos de rolamentos e a final do campeonato misto de pala [pelota] do Gaztetxe local. Às 11h00, pode-se tomar um caldo na Kofradia. Segue-se um bizi-poteo e um kantu-jira-poteo com trikitilaris; também há um espaço para os mais pequenos.
O almoço popular é às 14h30, e segue-se uma actuação musical. A manifestação começa às 18h30 na Beheko plaza. No final do dia, há concertos com as bandas Brote, Toilet Warriors, Kashbad e Def con dos. / Ver: topatu.info Aske izateko, LIBRE behar ditugu!