quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Concentração em Bilbo repudia ataques aos familiares dos presos

Cerca de 100 pessoas participaram hoje numa concentração na Praça Circular, em Bilbo, frente à Delegação do Governo espanhol, para denunciar os ataques de que os familiares dos presos políticos bascos são alvo.

Especial alusão mereceu o caso de Bixenta Sola, mãe do preso Igor González Sola, que no dia 26 de Julho, durante uma visita ao filho, na cadeia de Badajoz, tropeçou e partiu a cabeça. Ferida com gravidade, foi-lhe recusada ajuda por parte dos funcionários prisionais, que também não chamaram uma ambulância. Acabaria por ser levada por outros familiares de presos para o hospital, onde foi suturada com 12 pontos.
Bixenta ainda não o fez hoje, mas nos próximos dias irá apresentar queixa em tribunal. / Fontes: várias

ANE MIREN ALBERDI FOI LIBERTADA, CUMPRIDA A PENA
Ane Miren Alberdi Zubizarreta, presa política basca de 66 anos natural de Bergara (Gipuzkoa), foi libertada esta quarta-feira, 6, depois de ter cumprido pena no Estado francês, de onde foi expulsa. Encontrava-se encarcerada na cadeia de Rennes (Bretanha) e ontem foi metida num avião com destino a Barajas (Madrid), onde a deixaram seguir.

A ex-presa foi detida pela Polícia francesa em Janeiro de 2003 em Dax (Landas), quando seguia num viatura com outros dois membros da organização armada basca. Julgados um ano mais tarde, foram condenados a quinze anos de prisão, tendo de cumprir forçosamente dois terços da pena (10 anos) e ficando proibidos de pisar território francês. / Fontes: várias