quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Donostia deverá ter uma praça com o nome de Aitor Zabaleta

O Governo Municipal de Donostia vai aprovar esta sexta-feira a atribuição do nome de Aitor Zabaleta à praça localizada junto a Portuetxe, 15. Trata-se de um espaço asfaltado no qual se joga à bola e em que já existe uma foto e uma placa comemorativa em memória do apoiante da Erreala. A escolha do espaço surge na sequência da petição realizada por um grupo moradores de Ibaeta próximos de Aitor Zabaleta, e a decisão será votada em sessão de Câmara no mês de Setembro.

Assassinado em 1998
Aitor Zabaleta foi apunhalado a 8 de Dezembro de 1998, pouco antes de um encontro entre o Atlético de Madrid e a Real Sociedad a contar para a Taça Uefa, quando, nas imediações do estádio Vicente Calderón, um grupo fascista investiu contra os apoiantes txuri-urdin. Depois de proteger uma criança, Aitor seguia com a sua companheira quando se viu cercado e foi esfaqueado; faleceu no dia seguinte num hospital de Madrid. No julgamento relacionado com o caso, só o autor material da punhalada foi condenado, a 17 anos de prisão.

Presente na memória
Apesar do tempo passado, Aitor Zabaleta, que era um incansável apoiante da Erreala, continua presente na memória colectiva txuri-urdin. Com esta decisão, a Câmara Municipal quer que a sua memória perdure. / Ver: Sanduzelai Leningrado