domingo, 11 de setembro de 2016

Cinco mobilizações numa nova grande Diada a favor da independência

Neste 11 de Setembro, Diada - Dia Nacional da Catalunha, centenas de milhares voltaram a reclamar a independência do país. Este ano, as mobilizações, organizadas pela ANC e a Òmnium sob o lema «A punt», realizaram-se em cinco pontos distintos do país: Barcelona, Berga, Lleida, Tarragona e Salt.

O número de manifestantes na Diada da Catalunha voltou a ser impressionante. Só em Barcelona, participaram mais de 500 mil (a Guarda Urbana referiu 540 mil). E ao fim da tarde, milhares participaram na manifestação convocada pela esquerda independentista.

Em Lleida, os organizadores calculam que tenham estado 120 mil manifestantes. Em Salt, havia umas 135 mil pessoas (número da Polícia Local). Em Berga, participaram na manifestação da Diada cerca de 60 mil pessoas, enquanto em Tarragona o número de manifestantes rondou os 110 mil. / Ver: vilaweb.cat
Ver tb: «Tot a punt per a la Diada més complexa» (llibertat.cat)
5 ciutats, 60 colles castelleres, 2.500 voluntaris, tots estan a punt per posar en marxa la mobilització pacífica més important de la història del país. La Diada de l’11 de setembre de 2016 serà la primera on allò que passi a Lleida, Berga, Salt i Tarragona serà tan important com el que passi a Barcelona.