quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Manifestações pela amnistia e pelo repatriamento nas regatas de Donostia

O próximo domingo é dia grande na capital guipuscoana para as regatas [estropadak] das traineiras: disputa-se a segunda jornada da Kontxako Bandera [Bandeira da Concha] e muitos milhares vão juntar-se em redor da baía para assistir. É neste contexto que o Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão (MpA) vai realizar uma manifestação em defesa da amnistia.

A mobilização, com o lema «Geurea da garaipena! Amnistia!», parte às 14h00 do Boulevard donostiarra.

Para o mesmo dia e o mesmo local, mas meia hora mais cedo, a plataforma Free them all convocou uma mobilização para exigir o repatriamento dos presos bascos, sob o lema «Amnistiaren norabidean preso eta iheslariak etxera».

Leitura:
«¿Qué sucede durante una huelga de hambre?», de Borroka Garaia (BorrokaGaraiaDa)
El ex-preso político Fernando Lizeaga hoy cumple 24 días en huelga de hambre indefinida en la localidad de Etxarri Aranatz por la liberación de los presos políticos con enfermedades graves. En el 2016, en Euskal Herria, todavía hay gente que pone en peligro su vida por la libertad de su país y de sus presos y presas. Fernando Lizeaga es una de ellas. Una llamada a Euskal Herria para recoger el testigo y que todos y todas demos algo para que unos pocos y pocas no lo den todo.