quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Julgados esta manhã seis jovens que defenderam direito dos presos a estudar

Os seis jovens foram detidos em Março de 2014, quando participavam numa concentração, no campus de Gasteiz, em defesa do direito dos presos políticos bascos a estudar. No julgamento realizado esta manhã na capital alavesa, o Ministério Público reiterou o pedido de condenação: 13 anos de cadeia e 5000 euros de multa para todos.

A 19 de Março de 2014, seis estudantes foram detidos quando participavam numa concentração no campus de Gasteiz da EHU-UPB em defesa do direito dos presos políticos bascos a estudar na universidade.

Os estudantes estavam a realizar um mural quando agentes da Ertzaintza à paisana prenderam um deles. Então, vários jovens sentaram-se na estrada, impedindo a passagem do trânsito e exigindo que o seu colega fosse libertado. A Ertzaintza carregou e, nessa altura, prendeu mais cinco estudantes.

Esta manhã, realizou-se uma concentração frente ao tribunal para apoiar os arguidos, que são acusados de crime contra a autoridade; um é ainda acusado de ofensa à integridade física.

Os seis estudantes reafirmaram as reivindicações feiras em 2014: «Queremos reivindicar o direito dos presos políticos bascos a estudar na Univ. do País Basco». Para além disso, criticaram a atitude da Ertzaintza e a presença de forças policiais na universidade: «Continuamos a pensar que os corpos armados devem estar fora da universidade. O modelo de universidade que defendemos é exactamente o oposto do actual». / Ver: topatu.eus