sexta-feira, 11 de maio de 2018

20 mortos em acidentes laborais: LAB denuncia precariedade

No dia em que a maioria dos sindicatos bascos - LAB, ELA, ESK, STEILAS, EHNE e HIRU - se mobilizou em Orio para denunciar «as precárias condições laborais que matam os trabalhadores», na sequência da morte de um pescador da localidade guipuscoana nas águas da Cantábria, o LAB anunciou a morte de mais um trabalhador. São 20, desde o início do ano, no País Basco Sul.

Numa nota de imprensa, o sindicato informa que os trabalhadores da DHL, empresa para a qual o trabalhador hoje falecido laborava, se vão concentrar na segunda-feira, 14, de manhã e à tarde, frente às instalações da empresa, em Leioa (Bizkaia).

No texto, revela-se que o trabalhador, de 58 anos, faleceu num acidente quando seguia para o trabalho, hoje, às 5h30 da manhã. O LAB salienta a precariedade que está por trás deste e dos demais acidentes de trabalho.

«Em muitos casos, a localização dos locais de trabalho e os horários de entrada tornam impossível a utilização do transporte público», aumentando as possibilidades de ter um acidente «in itinere» ou «a caminho do trabalho», como agora ocorreu, denuncia a organização sindical.

O LAB informa ainda que o trabalhador estava a laborar para a DHL, que presta serviços à Unilever, através de uma empresa de trabalho temporário, a Randstad, e sublinha que tais condições de precariedade laboral propiciam más condições de vida e tornam difícil trabalhar de «uma forma segura e digna». / Ver: LAB e LAB