domingo, 27 de maio de 2018

Dezenas de milhares saíram à rua no País Basco por pensões dignas e públicas

Plataformas de pensionistas de toda a Bizkaia e de outros territórios de Euskal Herria mobilizaram, esta sábado, dezenas de milhares de pessoas na capital biscainha em torno de reivindicações que não abandonam: um sistema público de pensões e pensões dignas.

A maior manifestação deste 26 de Maio foi em Bilbo, mas também houve mobilizações em Donostia, Eibar, Gasteiz e Iruñea, que terão reunido, no total, mais de 200 mil pessoas.

A quarta grande manifestação realizada em Bilbo por iniciativa de plataformas de reformados, pensionistas e viúvos contou com o apoio de múltiplas organizações sindicais, estudantis, feministas, entre outras. Os organizadores afirmam que vão continuar a mobilizar as pessoas enquanto for necessário, para garantir pensões dignas para todos e evitar a entrega do sistema público de pensões à banca.

Defendem que as mobilizações já estão a dar frutos mas classificam o acordo entre PP e PNV relativo às pensões como «insuficiente».

A manifestação de ontem partiu do Sagrado Coração e terminou juntou à Câmara Municipal, e é aqui que as plataformas de pensionistas pretendem continuar a mobilizar-se todas as segundas-feiras, «pelo futuro das pensões» e contra «os planos de privatização do Sistema Público de Pensões». / Ver: Ecuador Etxea