terça-feira, 29 de maio de 2018

Trabalhadoras da limpeza da Deputação da Bizkaia em greve

As trabalhadoras da limpeza da Deputação da Bizkaia cumprem amanhã o terceiro dos três dias de greve convocados para esta semana. Funcionárias subcontratadas, mobilizam-se desde 5 de Dezembro de 2017, com concentrações semanais, em defesa da negociação, pelo aumento dos salários e contra a precariedade.

Numa nota recente, os sindicatos ELA, LAB, ESK, UGT e CCOO anunciavam que as trabalhadoras da limpeza da Deputação Foral da Bizkaia iam fazer greve nos dias 28, 29 e 30 de Maio, porque estão «sobrecarregadas de trabalho», têm «os salários congelados desde 2010» e estão «há seis anos a tentar negociar um acordo».

Estas funcionárias, que laboram para a Deputação Foral da Bizkaia através da empresa Garbialdi, dizem estar «fartas da situação», «fartas da total ausência de vontade de negociação por parte da empresa» e exigem o envolvimento da entidade foral.

A «ausência [da Deputação biscainha] continua a contribuir para a precarização das condições laborais de quem para ela trabalha», denunciam. / Ver: aseh