quinta-feira, 24 de maio de 2018

Cimeira Mundial do Turismo arrancou em Donostia com repressão da Ertzaintza

A cimeira da Organização Mundial do Turismo (OMT) arrancou ontem em Donostia entre fortes medidas de segurança. Um protesto pacífico frente ao edifício da Tabakalera, onde estavam reunidos os representantes institucionais e da OMT, acabou com uma carga da Ertzaintza, vários identificados e dois detidos.

A concentração, que teve lugar no âmbito da semana de convergência de lutas da plataforma «Bizitza Da Handiena», pretendia alertar para o modelo de turismo na capital guipuscoana e para as suas consequências. Mas estas vozes parecem incomodar a «visão de quem manda na cidade» e «o monopólio do turismo como motor económico».

A OMT estará na cidade até sexta-feira para realizar a sua 108.ª reunião do Conselho Executivo. Sobre o encontro pairou a possibilidade de uma greve dos trabalhadores do sector hoteleiro, que foi desconvocada há uma semana em virtude das conquistas alcançadas pelos trabalhadores e suas organizações representativas.

A plataforma BiziLagunEkin convocou para amanhã, às 18h30, em Donostia, uma manifestação com o lema «Aqui vivemos, aqui queremos viver», para denunciar o modelo turístico da cidade. / Ver: elsaltodiario.com