quarta-feira, 13 de junho de 2018

Apresentada 8.ª edição do Fan Hemendik, para que «eles se vão embora»

É já o oitavo ano que Oñati (Gipuzkoa) realiza a jornada Fan Hemendik e, no fundamental, a exigência continua a ser a mesma: «não precisamos, nem gostamos das forças de ocupação». Por isso, exigem-lhes que se vão embora de Oñati (Gipuzkoa) e de Euskal Herria. Os jovens de Altsasu (Nafarroa) não foram esquecidos.

Ontem, numa Kultur Etxea cheia de gente, os organizadores desta jornada, que terá lugar no próximo dia 30, conseguiram passar uma imagem de unidade e apoio popular em torno do Fan Hemendik. A «foto gigante» não fica apenas para a posteridade, mas serve para mostrar isso mesmo. Sublinharam a importância do apoio e da participação de todos – pessoas e organizações – nesta jornada, porque a presença da Guarda Civil não tem «qualquer justificação».

Antes da foto, foi exibido um vídeo (em baixo) que resume o trajecto do movimento Fan Hemendik desde 2011. Os jovens de Altsasu não foram esquecidos, tendo sido afirmado que «o recurso a montagens judiciais e policiais em Euskal Herria» não é novo. Criticando as penas a que os jovens de Altsasu foram condenados, os organizadores do Fan Hemendik fizeram um apelo à participação na manifestação deste sábado, 16, em Iruñea.

Programa
Para exigir que as forças policiais e militares de ocupação abandonem Oñati e todo o território basco, foi preparado um programa que abrange todo o dia. Às 19h00,
realiza-se uma manifestação. Segue-se a animação musical, com os Itziarren Semeak, Gadafiste Brothers, Gorpuzkingz, Broken Legacy e DJ Elvis Caino.

As entradas para o almoço estão à venda nas Ona e Arrano herriko tabernas (custam dez euros para trabalhadores, seis para desempregados).  

Fan Hemendik 2018Resumo do trajecto do movimento Fan Hemendik. / Ver: goiena.eus